Marketing na tragédia – Red Bull #fail

Publicado: 29/11/2010 em Fail

Ações de Marketing Viral devem sempre ser bem pensadas. Não só deslumbrando o fato de chegar a milhares de pessoas, mas também prevendo os comentários negativos que podem gerar e tudo mais que possa dar errado.

Este case da Red Bull certamente não é de sucesso, mas serve para vermos o que NÃO  deve ser feito.

Um trágico acidente nas obras do metrô de Pinheiros, em 2007,  foi motivo para uma polêmica paralela no mundo do marketing. O motivo?  Uma  ação mal sucedida da Red Bull.

Diante de toda a imprensa, curiosos e parentes das vítimas, um grupo de promotoras distribuía o energético para os bombeiros e quem mais quisesse, em plena boca da cratera que engoliu sete pessoas. Vestidas com um uniforme  que exibia a marca do produto, elas eram protagonistas de uma cena totalmente desconexa com a realidade daquele cenário de areia, choro e suor. Não foi à toa que a imprensa presente condenou o evento nas páginas dos jornais do dia seguinte.

Com 90 latas da bebida energética Red Bull em mochilas térmicas, três moças apareceram nas imediações da cratera para divulgar o produto.Elas  ultrapassaram o cordão de isolamento e saíram distribuindo as latas.

Promotora da Red Bull distribuindo o produto

Nesta caso o problema nem foi o fato da distribuição de Red Bull, o problema todo é como a ação foi executada! Faltou estratégia. Pareceu mais uma ação promocional feita para um show de rock n´roll: lindas promotoras, porta-voz sem discurso apropriado, ausência de assessor de imprensa e promotoras dando entrevistas.

Uma saída para a Red Bull seria apenas ter enviado as latas para o local, com um simpático bilhete de apoio e incentivo pelo trabalho de bombeiros e policiais. Certamente teriam sido vistos com bons olhos pelas pessoas e conquistariam um espaço espontâneo na imprensa usando outros meios, como a divulgação via release e um porta voz preparado.

O caminho para atingir o objetivo viral seria menos perigoso e de quebra, os bombeiros tomariam um Red Bull geladinho.

comentários
  1. Hugo Labanca disse:

    Parabenizo a iniciativa de um blog assim.
    Esses cases são muito importantes para que estudantes e profissionais da area percebam quw precisam não só fazer mais, mas que precisam sim fazer diferente.
    Esse #Fail da Red Bull não é ruim só para a marca, mas pro mundo publicitário como um todo.

  2. […] a ideia seja boa, mas é preciso ter sensibilidade na execução, lembram como a Red Bull se promoveu em 2007 na tragédia do metrô Pinheiros? É de casos assim que dizemos que de boa intenção, o inferno está […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s